domingo, 15 de março de 2009

Como se proteger de vírus sem antivírus e de problemas de configuração que ocorrem ao longo do tempo

Como se proteger de vírus sem antivírus e de problemas de configuração que ocorrem ao longo do tempo – Deixe de usar antivírus como eu fiz e aumente a velocidade de inicialização do computador.


Introdução


Muito se fala em antivírus e firewall, mas as pessoas pedem soluções mais simples e objetivas, além disso, esses programas exigem muito do computador e nem sempre conseguem protegê-los de todas as pragas e alguns sempre conseguem escapar dos antivírus. Quem usa sabe que são atualizações mais atualizações e daqui a pouco o processamento do computado viverá somente para eles. Contudo isso ainda existe os problemas do próprio sistema operacional que ao longo do uso começa a apresentar problemas por causa das ações dos usuários que mexem sem conhecer nas configurações do sistema ou até mesmo aquele usuário chato que você porventura possa ter que compartilhar e sempre fica fazendo besteiras instalando programas desinstalando e fazendo a casa da mãe Joana.
Se estes são os seus problemas venho dizer que existe um software que os soluciona, ele se chama Deep Freezer. Basicamente é um software que em outras palavras “congela” o seu computador e mantém a mesma configuração do Windows ao ser reiniciado, como assim, o Deep Freezer cria uma camada virtual entre o Windows e a(s) partições no HD do computador, na verdade os arquivos modificados não são mais gravados diretamente no HD, mas em algum outro lugar só acessível pelo programa, os arquivos originais são mantidos no HD, só que quando é modificado o original ele é escondido e a versão modificada é a que apresentada ao sistema operacional e conseqüentemente aos outros softwares. Na prática qualquer arquivo modificado, programas instalados ou desinstalados ou até mesmo configurações modificadas são desfeitas ao reiniciar o computador até mesmo protege de possíveis problemas de arquivos corrompidos que ocorrem caso haja reinícios por falta de energia ou outros problemas de configuração. Essa característica inclui os vírus ou qualquer outra modificação nos arquivos do computador desaparecerá. Mas é possível desativá-lo com senha ou sem senha e gravar no HD normalmente e o software também permite personalizá-lo escolhendo quais partições ele deve atuar e quais ele deve manter a gravação normal. Vamos Detalhar como se deve instalá-lo:

Prática passo-a-passo

  1. Baixe o arquivo neste link: deepfreezer.rar (6MB);
  2. Descompacte-o completamente e não execute ele diretamente do WinRar;
  3. Execute o arquivo setup.exe, você será apresentado com esta tela:Deep Freeze
  4. Clique na primeira opção caso queira instalá-lo ou desinstalá-lo em computador com Windows 2000 ou XP ou na segunda para Windows 9x/Me ou em “more...” para ter acesso aos manuais (em inglês) do programa;
  5. Você agora é apresentado com um texto de boas-vindas e de apresentação no lado esquerdo e do direito você escolherá quais partições deseja que o Deep Freeze atue com sua proteção de gravação. Escolha as partições e clique em “Install”;
  6. Você agora é apresentado com o contrato do software. Marque a primeira opção “Accept...” e clique OK;
  7. Você será avisado que depois da instalação o software irá reiniciar o Windows então ele questiona se você realmente deseja continuar. Mensagem original é “The system will restart after install. Would you like to continue?” tradução com a ferramenta Google “O sistema será reiniciado após a instalação. Gostaria de continuar?”. Ele dá esse aviso para dar tempo de fechar qualquer programa cuja configuração ou arquivo não foi salvo, após fechar os programas clique em OK;
  8. Ele irá agora instalar o programa e depois como foi dito reiniciar o computador;
  9. Quando iniciar novamente ele vai apresentar esta tela:Ele está dizendo que o Deep frezer não está com nenhuma senha configurada e pergunta se você gostaria de colocar uma agora. Clique em “NO” para fechar o programa e continuar com Windows sem colocar senha, mas sem senha esta tela sempre será apresentada com o logon do Windows isso pode incomodar um pouco então clique em “Yes” para colocar de imediato uma senha e a tela correspondente é apresentada. Perceba que a tela acima coloca uma observação dizendo que para acessar a configuração do Deep Freezer é necessário pressionar a tecla SHIFT ao mesmo que é dado um clique duplo sobre o ícone do programa que fica na área de notificação perto do relógio do Windows.
  10. Ao acessar o deep freezer como falado no item anterior é apresentada a tela acima pedindo a senha mesmo sem senha essa tela é apresentada bastando para acessar clicar em “OK”. Coloque a senha caso tenha cadastrado (recomendável) e clique em “OK” caso não tenha senha basta clicar em “OK”;
  11. O ícone do programa ficará permanentemente exposto na área de notificação do Windows “próximo ao relógio”. O ícone indicará o satus de “descongelado” e “congelado”. No caso do satus “Destravado” ou “Descongelado” quando o software NÃO está atuando o ícone fica parecido com um “fantasma” com uma marcação alternada de “XIS” aparecendo e desaparecendo, no status oposto quando ele está atuando, ou seja, “Travado” ou “Congelado” o ícone fica constantemente sem a marcação do “XIS”.
  12. O ícone do programa ficará exposto na área de notificação do Windows “próximo ao relógio”. O ícone indicará o status de “descongelado” e “congelado”. No caso do status “Destravado” ou “Descongelado” quando o software NÃO está atuando o ícone fica parecido com um “fantasma” com uma marcação alternada de “XIS” aparecendo e desaparecendo como na imagem acima, no status oposto quando ele está atuando, ou seja, “Travado” ou “Congelado” o ícone fica constantemente sem a marcação do “XIS” como na imagem acima, abaixo da outra imagem.

O Artigo Completo em Vídeo:

Parte [1-2]


Parte [2-2]



Obs.: Para maiores informações faça o download do artigo principal, pois esse texto é apenas um resumo do artigo. Você pode baixa-lo nestes links:

Documento do Word: deepfreeze_artigo.doc (357KB)
Open Document: deepfreeze_artigo.ott (360KB)
Adobe Reader PDF: deepfreeze_artigo.pdf (441KB)


ALERTA: EM ALGUNS COMPUTADORES E NOTEBOOKS HÁ UMA PEQUENA INCOMPATIBILIDADE ENTRE ESTE SOFTWARE E O HARDWARE PROVOCANDO SÉRIOS DANOS NO SISTEMA DE ARQUIVOS DO WINDOWS COMPROMETENDO-O E TENDO COMO SOMENTE A ÚNICA SOLUÇÃO DE FORMATAR NOVAMENTE O COMPUTADOR. TALVEZ NAS NOVAS VERSÕES ESTE PROBLEMA TENHA SIDO SANADO.


Canal no youtube: http://www.youtube.com/user/mmespindola
Dúvidas! mandem preferencialmente por e-mail: marcelo.espindola@gmail.com

Referências:

Site do desenvolvedor: http://www.faronics.com/
http://superdownloads.uol.com.br/download/68/deep-freeze-standard/

Nenhum comentário: