segunda-feira, 30 de março de 2009

Problemas de instabilidade e lentidão afetam computadores com o Service Pack 3

Como sou técnico em informática formato muitos computadores, tenho percebido que os computadores em alguns casos ficam lentos em demasia sem explicação após a instalação do Service Pack 3, com ele instalado um processo chamado svchost fica consumido todo o poder de processamento do computador, mas só acontece em algumas ocasiões como assistir vídeos baixados do youtube pelo vdownloader, por exemplo. Só que quando isso acontece o consumo não baixa e fica assim até ser reiniciado. O melhor mesmo é ficar com o SP2, o SP3 não tem nenhuma novidade somente possuem atualizações acumulativas que foram lançadas após o SP2. Prefiro quando formatar instalar o Windows só deixar instalado o SP2 sem instalar de forma alguma o SP3 e seguir instalando as outras atualizações. Prefira também usar o Microsoft Update em no lugar do Windows Update, bastando para isso clicar Microsoft Update quanto estiver no Windows Update. Ok?



Para dar mais credibilidade ao que estou dizendo você pode ver que no site de perguntas e respostas do Yahoo Brasil um usuário fez a seguinte pergunta, reprodução na íntegra:


Com o Service Pack 3 meu Win XP(original) não atualiza mais?
As atualizações de segurança baixadas no Win Update não são instaladas, para variar o suporte da Microsoft fica enrolando, alguém tem alguma notícia?

Eu respondi a dúvida com o mesmo esclarecimento dito acima e ele me respondeu da seguinte forma:

Comentário do autor da pergunta:

Foi direto ao ponto, e realmente indicou o caminho certo. Aconteceu comigo no programa V Downloader. O duro é a gente ter que formatar tudo de novo.

Veja que não foi sou somente eu que percebi tal anomalia nos computadores, mas talvez esse problema já tenha sido descoberto pela Microsoft, pois nos últimos tempos eu também observei que alguns computadores onde já estava instalado o SP3 não tinham tais problemas. Navegando pela internet no site da Microsoft na seção relacionada ao Service Pack 3 observei que existem alguns pré-requisitos que deveriam ser observados antes de ser instalado o sp3, dentro dos vários pontos a serem observados o que mais me chamou atenção era que um dos pré-requisitos menciona que se uma das atualizações que estava sendo sugerida estiver instalada no computador deveriam ser removida, talvez quem sabe seja justamente por causa dessas atualizações que esteja ocasionando esse problema que supra-citei que ocorre logo após a instalação do sp3 (clique aqui para ver o site citado).

Eu mesmo testei em uma máquina virtual, porém não foi observado nenhum dos problemas que foram sugeridos, porém isto não significa que o problema tenha sido resolvido e se você observou no site da Microsoft eles não citam qual é o problema que ocorre então não têm como saber com exatidão se é realmente as atualizações que causam tais problemas e mesmo assim continuo a advertir e a recomendar a não instalação do Service Pack 3, prefira ficar somente com o 2 em detrimento do 3.

Informo que porventura que esse problema tinha acontecido com você à única solução com certeza é formatar o seu computador e reinstalar tudo novamente sem o SP3 e quando atualizar prefira as outras atualizações sem que seja o Service Pack 3.

Para mais informações:

Download do comentário completo:
Sp3_problemas_instabilidade.doc Word(33KB)
Sp3_problemas_instabilidade.pdf Adobe Reader(14KB)


Nenhum comentário: