quarta-feira, 1 de julho de 2009

Como duplicar a capacidade de transmissão de um cabo de rede de par trançado sem blindagem padrão CAT 5e

O artigo propõe ensinar a como montar um cabo de rede que comporte a ligação dupla entre um switch a outros dispositivos de rede (computador, outro switch, hub, impressora, modem adsl ou roteador). Como assim, como todos nós sabemos um cabo de rede só pode, seguindo o padrão, estabelecer a conexão entre dois equipamentos de rede e não mais do que isso, mas é possível aumentar a capacidade do cabo fazendo com que em um mesmo cabo transporte a comunicação de quatro dispositivos, dois em uma ponta e dois na outra. Veja na imagem que se segue em síntese que o artigo propõe ensinar:

Diagrama básico da conexão

Isso é possível? Sim, claramente possível. A imagem apenas representa dois computadores e um Switch conectados através de um mesmo cabo, na verdade a imagem é apenas uma ilustração do que pode ser feito na prática poderia perfeitamente funcionar ao invés de computadores e de um Switch serem quaisquer dispositivos de rede. Desde que no padrão 100BASE-TX. Porque no caso do gigabit Ethernet todos os pares são utilizados ao invés da metade como no Fast Ethernet.

Diagrama geral da solução
AVISO: Esta postagem é apenas um resumo do tutorial! Para acessa-lo de modo completo clique em algumas das opções abaixo:

Nenhum comentário: