sábado, 31 de outubro de 2009

Qual é o melhor velocímetro na internet? e Como medir a velocidade mais próxima da realidade?

Quem já não usou um velocímetro na internet para medir a velocidade real de conexão com a rede mundial de computadores? Muita gente com absoluta certeza, mas vou mostrar que se tem de analisar melhor alguns resultados em sites de testes. Vejamos:

Como vocês podem na imagem abaixo tenho aqui em casa a velocidade de 6 Mb/s (megabits por segundo) de conexão com a internet:



Modem Speed Touch com 6 mega

Vamos comparar resultados de alguns velocímetros e ver quem está mostrando de forma fidedigna a velocidade real mais próxima dessa velocidade nominal sincronizada pelo modem que eu possuo:


rjnet

Como na imagem acima o primeiro teste foi feito no site do RJNET que é atualmente o velocímetro mais conhecido e utilizado no Brasil, mas será que é ele o que é pela reputação pelo quem tem? E o melhor para testes? Para efeito de comparação testaremos em outro velocímetro já que a conexão que eu possuo com a internet nem sempre é garantida:




Mais um teste agora no site da intel




Bom apesar dos resultados serem totalmente diferentes lembramos que a velocidade de conexão com a tecnologia ADSL oferecidas pelas empresas brasileiras está longe de garantias reais a 100% da velocidade do link contratado já que o mesmo não é dedicado e com certeza existe, segundo alguns estudos, priorização de trafego e negligência em alguns tipos de informação trafegadas pela rede, também conhecido como Traffic Shaping. Mas posso afirmar que depois muito tempo testando nestes sites de medição essas são as velocidades médias sempre registradas por eles.

Análise

No caso do rjnet o teste é feito pela própria estrutura da empresa não é possível escolher ou flexiilizar como no caso do speedtest, onde se pode escolher dentre outros servidores espalhados pelo mundo, usar sempre a mesma empresa pode prejudicar outras comparações, pois se a estrutura dos servidores da empresa rjnet estiver muito ocupada naquele momento o teste de velocidade poderá apresentar uma velocidade menor do que poderia realmente ser. Observe que neste teste que foi feito no site da RJNET a velocidade não chegou a nem 2 Mb/s menos de 1/3 dos 6 Mb/s que possuo com a internet como sempre faço testes com o RJNET e outros sites posso afirmar que no caso deles no máximo fica variando entre 1 a 3 Mb/s como se fosse essa a velocidade que eu tenho.

Analisando mais profundamente as informações que podem ser obtidas pelo teste do RJNET verificamos algumas informações adicionais como, por exemplo, a conversão da velocidade de bits para bytes, já que nos navegadores e programas que exibem a velocidade quando se está baixando algo da internet é mostrado no formato de bytes e seus múltiplos e também as pessoas também como o sistema operacional entendem melhor e exibem as velocidades no formato de bytes e não de bits. A parte ruim do RJNET além de medido muito abaixo da real conexão que eu possuo mostra o resultado no formato kilobits e não mega bits como seria mais fácil de entender e comparar com o plano contratado, já no speedtest que mensurou uma velocidade mais próxima da real além de possuir mais recursos me mostra mais informações do que a rjnet, como no exemplo a seguir:



Além de me mostrado uma velocidade bem próxima com a qual está sincronizada com o modem o speedtest reconhece a região de onde você está testando a velocidade pelo rastreamento do ip, sabendo também a empresa que promove o serviço que no meu caso é a Telemar, a latência das informações que são lançadas a partir do meu computador até o servidor de onde foi o teste (latência é o tempo necessário que um pacote leva para ir de um lugar para outro e voltar), também testou o upload e até mesmo calcula uma distância aproximada de onde ela lhe localiza até o servidor de onde foi testado a velocidade. Além de fazer algumas comparações com a velocidade encontrada ao baixar arquivos da internet para uma melhor compreensão da velocidade medida para os leigos que não entendem bem de informática, de forma semelhante ao rjnet só que muitos mais recursos.

Para entender e conhecer melhor os recursos do speedtest veja no vídeo abaixo a comparação entre o rjnet e o speedtest:




Conheça no vídeo abaixo um site nacional muito interessante ao nível da qualidade do speedtest também elegível a se tornar um dos melhores do país conheça o http://www.testesuavelocidade.com.br:




Conheça também um site muito interessante que pertence ao speedtest é o pingtest.net. Este mensura a latência de sua conexão com a internet até o servidor escolhido, só que este site ainda está em fase beta de teste, mas mesmo assim tem muito recursos acesse http://www.pingtest.net/ e veja no vídeo ele em ação:



Quem tiver dúvidas sobre qual é o melhor plano banda larga assista a essa reportagem muito interessante da globo sobre o assunto:




Conclusão

Pelos acima feitos percebeu-se que o speedtest torna-se elegível a competir no Brasil como melhor site de testes de velocidades, mesmo apesar de ser o site estrangeiro e ainda está em inglês sem suporte ao português ele pode testar a sua velocidade a partir de vários servidores instalados pelo mundo e não só mais de um ponto isolado como a maioria dos sites de testes, além é claro de medir de forma mais precisa e fidedigna a largura de banda que os provedores liberam para o assinante. Recomenda-se o RJNET para medições abaixo de 1 mega no máximo 2, acima somente o speedtest foi suficiente capaz de detectar a velocidade mais correta.

Para medir a sua velocidade acesse: http://www.speedtest.net/



Outros Sites Testadores:
http://www.intel.com/pt_br/consumer/game/broadband-speed-test.htm
http://www.testesuavelocidade.com.br/
http://www.speedtest.net/
http://www.rjnet.com.br/1velocimetro.php

Conheça os medidores que podem ser colocados no seu site
http://www.testesuavelocidade.com.br/minitsv.php
http://www.speedtest.net/mini.php


Marcelo Magno
Técnico Informática
Bacharelando em Administração de Empresas (Fasete)
Blog: http://www.portaltecinformatica.blogspot.com/
http://www.mundomswindows.blogspot.com/

Referências

http://g1.globo.com/Noticias/Tecnologia/0,,MUL1351103-6174,00-SAIBA+COMO+ESCOLHER+UM+PLANO+DE+BANDA+LARGA.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Traffic_shaping
http://idgnow.uol.com.br/telecom/2008/04/16/traffic-shaping-entenda-a-polemica-sobre-restricao-de-banda-larga/paginador/pagina_8

5 comentários:

marco eloy disse...

valew!!!!!!!!!!! muito show sua explicação!!!

Valdiney disse...

Oi,

vi seus videos no Youtube e esse artigo, que tá muito legal...
Mas tô chateado porque vc não falou nada do MinhaConexao (http://www.minhaconexao.com.br).

É o melhor do país, com vários servidores espalhados pelo Brasil!!
Atualiza ai seu post!! =)

Chen Blog disse...

tipo, nada a ver!

RjNet mto mais completo e foi bem mais preciso em todos os testes que eu fiz!

duvido disse...

Relaxa Chen o RJ até agora nunca acertou a conexão aki. esse ai foi o mais proximo. só 50k de diferença do que me foi prometido.

Robson Levinske disse...

speedtest é uma FRAUDE!!!
Algumas empresas estão pagando para o site mostrar a velocidade que seus usuários pagam e não a velocidade real