terça-feira, 6 de outubro de 2009

Velox um caso de amor e ódio

Estamos na era da informação, tudo atualmente transcorre pelos sistemas de informações que são apoiados pela tecnologia. Antigamente o foco de toda a tecnologia era basicamente o hardware é como se o que fosse palpável tivesse mais valor do que o software que era o que dava sentido ao hardware, assim o software foi deixado de lado por muitos anos até que um jovem garoto que tinha criado uma pequena empresa de softwares enxergou que na verdade era software que dava sentido as máquinas e o hardware poderia ser genérico e que o software viria ser a estrela da tecnologia. Acontece que ele estava certo, tão certo que a empresa outrora pequena se tornava agora conhecida mundialmente, a Microsoft se tornou a maior e mais poderosa empresa em software do mundo e aquele garoto (Bill Gates) se tornou um dos homens mais ricos do Mundo. Como diz aquele velho ditado “o mundo dá muitas voltas” até então a Microsoft sempre se focou em software só que recentemente a plataforma de desenvolvimento mudou completamente e está em migração para a internet. A web é a plataforma para boas idéias terreno fértil para a criatividade e inovação quem acredita nela sabe do potencial dela, ela também é uma faca de dois gumes, existe seu lado do bem que usa a criatividade para muitas coisas boas sendo também é um ambiente comunicativo que ajuda as pessoas a aprenderem sobre muitas coisas em só lugar, informações, sites de noticias, blogs e informação, barreiras são rompidas pelos computadores. Mas também existe seu lado negro, pornografia, venda ilícitas, crimes virtuais e entre outros.

Contudo não dá para negar o fato que a interconexão mundial de redes (a internet) será a plataforma para a interação de informações de todos os tipos e para todas as línguas e pessoas. É claro que para acessar toda essa infra-estrutura é necessário uma forma de conexão com a internet. Até 10 anos atrás a única forma de conexão com a internet acessível à população era a discada, mesmo pagando altas taxas pelo serviço além das ligações do telefone, já que a internet discada usa o telefone para fazer chamadas. Isso começou a mudar com a chegada dos provedores gratuitos, só que mesmo com essa mudança a conexão discada nunca passaria dos míseros 56 KiloBits por segundo. No ano 2001 uma nova tecnologia chegou e prometia níveis altíssimos de conexão mesmo usando a mesma infra-estrutura de telefonia que estava em funcionamento e distribuída era a chamada ADSL. Nesta tecnologia é possível usar o telefone ao mesmo tempo em que é oferecida a internet banda larga isso mudou completamente a forma de se conectar

Este artigo tem o propósito de esclarecer alguns aspectos técnicos, polêmicas e alguns pontos judiciais sobre o assunto o serviço de internet ADSL oferecido pela OI/TELEMAR dentro de sua área de atuação conhecido como velox. Esse serviço tem provocando muitas reclamações e polêmicas, mesmo apesar de que está comprovado o nível excelente da qualidade do serviço perante alguns concorrentes indiretos como os provedores de internet a rádio. O fato que é impossível alguma empresa pequena querer competir diretamente com a OI/TELEMAR, ela possui uma infra-estrutura enorme em telecomunicações e internet e como é uma empresa de grande porte tem no seu quadro de funcionários um capital humano com excelente qualificação profissional gerando grandes níveis de qualidade do seu serviço diferentemente do que é oferecido pelos provedores a rádio, visto muito desses provedores pegam o velox e distribui de forma ilegal a pessoas comuns e muitas delas são empresas registradas, outras mesmo com links corretos com a internet ainda não possuem licença ou concessão da Anatel para atuar como empresas de telecomunicações caracterizando assim como crime federal. Como nem tudo é flores por isso eu explico a verdade que a velox é um caso de amor pela sua velocidade e qualidade possuímos ódios porque:


Pelos telefones estão que não possuem disponibilidade para a velox.
Por nos empurrarem provedores de internet sem necessidade.
Pelos os preços do mesmo serviço que são diferenciados para as capitais e para o interior
Pelas capitais possuírem velocidades bem maiores que os do interior.

Agora para a explicação jurídica e técnica dessas dúvidas que não querem calar.

Por que nem todos os telefones estão com disponibilidade com velox?

A explicação para isso é que com a expansão da telefonia ocorrida alguns anos atrás muitas pessoas comuns começaram adquirir pela primeira vez uma linha de telefone e para isso fosse possível Telemar a adquirir e distribuir centrais digitais pela cidade elas servem para que nem todos os telefones fiquem pendurados numa única central e sobrecarregarem a quantidade de cabos indo e saindo de apenas um lugar a solução é distribuir minis-centrais telefônicas pela cidade que basta ir um único cabo de fibra óptica que este atenderá milhares de telefones de uma só vez. Essas centrais digitais são conhecidas como CDIs e ficam espalhados na cidade, acontece que qualquer telefone que seja provenientes dessas centrais, ao não ser que elas sejam dotadas do DSLAM, não possuirão a disponibilidade da velox ou qualquer outro serviço de internet DSL. Para saber e identificar se seu telefone é proveniente da central perceba se tem algum CDI próximo de sua residência veja abaixo um modelo ao lado de uma caixa de distribuição se tiver uma dessas próximas a sua casa, seu telefone não está disponível pro velox e seu vizinho poderá a até possuir o serviço banda larga da OI/Telemar sendo utilizado e quanto você não, então és o culpado:


Exemplo de um CDI

Pelos menos aqui em Paulo Afonso - BAHIA somente na central mãe que fica na feira grande é que se possui os equipamentos do DSLAM. Veja um exemplo de um dslam:

DSLAM da marca Siemens, modelo SURPASS hiX 5625 em detalhe

Outra explicação é que seu telefone fique muito distante do dslam mais próximo, pois o sinal DSL só consegue percorrer no máximo entre 4.500 e 5.500 metros de cabo de telefone e as empresas de telefonia sabem em qual caixa está conectado o seu e qual a distância deste para a central de telefonia. Um dos fatores que também afeta a distância até onde o velox possui disponibilidade é a má qualidade dos cabos ou da sua instalação, isso explica o porque que em algumas localidades não possuem velox e outras pessoas que mesmo assim que possuem velox, mas não podem estão limitados nas velocidades mais baixas. Veja no gráfico a relação distância e a velocidade da internet:



Mesmo com telefones que estejam no centro da cidade é possível ter telefones com disponibilidade velox e seu vizinho não possuir, só que infelizmente a Telemar nada faz para que estes telefones sem disponibilidade pro Velox estejam disponíveis. Isso pode acontecer mesmo quando o titular da linha precisar muito do serviço, mesmo que você fale com eles não adianta, pode choramingar, abrir o berreiro não há solução. A Telemar não propõe uma solução por dentro, mas existem soluções por fora. Veja nos vídeos esse problema na prática:

Disponibilidade Técnica (ligação 1, atendente Elisa)



Disponibilidade Técnica (ligação 2, atendente André)




Isso é inadmissível pelo tamanho e porte da Oi Telemar o que temos é descompromisso mesmo com as pessoas cada vez mais dependentes de internet e segundo Jacques Fernandes no seu blog Administração e Sociedade a internet já ultrapassou a TV na hierarquia dos veículos. Em 2005, ela era apontada por 22% dos entrevistados como a primeira fonte de informação. Neste ano, o percentual subiu para 36%. A TV tinha 39% e agora tem 14%. O jornal continua no topo do ranking, com 40%. O rádio tem 11%, e as revistas, 4%. Os dados são da pesquisa "Credibilidade da Mídia 2008", realizada pela Companhia de Notícia entre maio e julho deste ano, reproduzida pelo portal Comunique-se. O levantamento ouviu 500 executivos, dos quais 300 em São Paulo e 200 no Rio. É por isso que grandes empresas como a globo lançou seu portal de noticias G1.com que aproveita as noticias dos seus telejornais e mais recentemente a Record não ficou atrás lançado o R7.com

Já segundo Kotler (2006) ele comenta que nos Estados Unidos a audiência da Televisão caiu para menos da metade do que era nos anos 60 e isso mesmo com novas tecnologias como a televisão digital de alta definição. A internet já concorre até mesmo com o substituto do DVD que nem ainda está fazendo tanto sucesso o chamado BLUE-RAY. Nos Estados unidos existe um serviço na internet chamado NetFlix que o aluguel de filmes pela internet, os clientes pagam um determinado valor mensal e assistem quantos filmes quiserem, a vantagem dessa tecnologia é que os clientes podem estar em qualquer lugar do mundo e a internet é isso mesmo rompe barreiras geografias ao alcance de um clique. Só que para isso é necessário uma capacidade imensa de conexão com a internet. Veja isso neste Vídeo:

O avanço do Blu-Ray no Brasil



Essa demanda por conteúdo vai empurrar essas atuais conexões de internet ao limite obrigando algumas rever seus planos de banda larga. Futuramente com a ampliação e uma maior demanda por serviços como do NetFlix poderemos imaginar a extinção das locadoras de DVD e a diminuição da pirataria já que o custo de um serviço como esse é menor ficar comprado produtos piratas que possuem uma baixa qualidade comparada com a possibilidade de assistir vídeos pela internet em alta definição. Só que infelizmente no Brasil nos convivemos com uma imensa disparidades de velocidade de conexão, nós que vivemos no interior reclamamos de míseros 1 Mega tem gente que nem isso consegue isso e fica preso a velocidades da conexão discada que leva um século para conseguir acessar alguma coisa, enquanto isso recentemente no dia 14 de Setembro foi lançado na capital pernambucana o velox ultra que promete velocidades de até 100 mega isso será disponibilizado em 10 capitais que contarão com o serviço nos próximos seis meses. Para maiores informações acesse:
http://jc.uol.com.br/canal/cotidiano/tecnologia/noticia/2009/09/10/velox-ultra-vai-deixar-internet-mais-rapida-e-barata-199164.php

Veja estes vídeos também de outros lançamentos:

Internet começa a ter ultra velocidade no Brasil



Lançamento Oi Velox Ultra



Recife terá conexão de 100 Mbs da Oi



Demonstração GVT da conexão de 100 Mbps



Nada Justifica que não exista disponibilidade para algumas pessoas e nem para maiores velocidades o que eles é que tem são preguiça e preconceito junto com má vontade mesmo. Veja um pouco da infra-estrutura da OI/TELEMAR. Veja no vídeo:



Existe solução? Sim, mas com ressalvas como expliquei acima aquelas pessoas que não possuem disponibilidade pro velox por estarem distante da central essas não possuem solução e fica dependendo de uma provável expansão da empresa OI/TELEMAR nessa região por seu produto velox. Já aqueles que moram próximos atendidas pelo velox e justamente na sua casa não possui ainda disponibilidade a causa seja a presença do CDI que ainda não possua DSLAM, neste caso há uma pequena brecha que no caso seria trocar a origem da linha que vem do CDI para algum essa troca acontece na caixa de distribuição.

É necessário o uso de provedor para o velox?

Não. Na verdade o problema se resume em que a lei geral das telecomunicações a LGT LEI Nº 9.472, DE 16 DE JULHO DE 1997 (http://www.planalto.gov.br/ccivil/leis/L9472.htm) que proíbe empresas de telefonia como a OI/Telemar de oferecer internet diretamente para pessoas físicas, logo no inicio quando começou a ser oferecido o serviço de internet semi-dedicado Velox, as empresas provedores de internet se sentiram ameaçados e protestaram na justiça se baseando nesta lei, só que recentemente consumidores entraram na justiça contra isso já que isso é considerado venda casada e é proibida pelo código de defesa do consumidor. Temos assim um confronto de duas leis. Mas a justiça em um momento anterior tinha determinado a desobrigação dos provedores por parte da empresas de telefonia como a Oi. O mistério público federal foi quem ajuizou ação civil pública com pedido de liminar para que seja eliminada a utilização de provedores adicionais (Terra, UOL, Globo, IG) no acesso ao serviço de internet banda larga da Telemar Norte Leste S/A, o Velox. Mas a Telemar recorreu da decisão e a Justiça derrubou a liminar que obrigava Oi a oferecer banda larga sem provedor.
Para maiores informações acesse:

Telemar pode ser obrigada a garantir internet sem provedor:
http://www.abusar.org/proc_mp_pa.html
Noticia publicada em 11/09/2008

Justiça obriga operadora da Oi a oferecer banda larga sem provedor: http://www1.folha.uol.com.br/folha/informatica/ult124u456511.shtml
Noticia publicada em 15/10/2008

Clientes não conseguem Velox sem provedor e Telemar é multada em R$ 3 milhões: http://www.abusar.org/art153.html

Justiça derruba liminar que obrigava Oi a oferecer banda larga sem provedor:
http://www1.folha.uol.com.br/folha/informatica/ult124u474843.shtml
Noticia publicada em 03/12/2008

MPF questiona exigência de provedor para acesso à internet:
http://www.abusar.org/proc_mp_sc.html
Noticia publicada em 21/01/2009

Se vocês perceberem bem, as noticias foram publicadas em ordem cronológicas dos fatos. Perceba que na primeira noticia foi publicada no mesmo dia em que foi protocolada a ação na justiça e a segunda quando a decisão foi favorável a MPF a terceira significa que a Oi/Telemar não cumpriu com a decisão anterior e foi multada, mesmo com a liminar publicada e válida não havia até então mecanismos oficiais por parte da Telemar para que os usuários pudessem navegar sem provedor e por isso foi multada. Infelizmente na quarta noticia traz que a Telemar recorreu da decisão e ganhou na justiça isso mostra a incapacidade que as pessoas possuem perante empresas gigantes como a Telemar, na quinta e última noticia mostra que a novela contínua neste ano, mas como no Brasil certas coisas não andam é provável que termine da mesma forma, em nada.
Mecanismos oficiais da Oi para navegar sem provedor não existe, mas isso um pouco atenuado porque antes dessas liminares e discussões na justiça as pessoas que contratassem o Velox por telefone eram obrigados terem antes contratados um provedor. Atualmente isso mudou você pode contratar o velox e posteriormente um provedor que na verdade de provedor não tem nada já que na prática não é ele quem fornece a internet e sim a Oi.

Mas afinal, existe a possibilidade de navegar sem provedor?

Sim. é tanto que o mesmo serviço velox que é oferecido para clientes pessoas físicas é o mesmo oferecidos as pessoas jurídicas ou melhor as empresas. Neste caso a lei acoberta a Oi de oferecer sem intermediários, serviço de internet para empresas e nestes casos elas não possuem provedores e acessam da mesma empresa internet o que muda são os preços das velocidades e o login e a senha.

Para saber mais como navegar com o velox sem o provedor acesse:
http://www.portaltecinformatica.blogspot.com/2008/02/autenticar-velox-sem-provedor.html

Segundo a reportagem da FOLHAONLINE o UOL tem uma carteira de cerca 1,83 milhão de assinantes --1,2 milhão das contas são de banda larga. Já o Terra possui 2,4 milhões de assinantes, sem discriminar quantos são de banda larga. O iG diz ter 1,3 milhão de assinantes banda larga. Em minha opinião isso é um roubo, eles obrigam o usuário a assinar esses provedores e eles não oferecem nada além do que pode ser encontrado gratuitamente pela internet. Operadoras como a net e a GVT tem seus próprios sistemas e estão oferecendo além da conexão banda larga, telefone fixo e no caso da net TV por assinatura e a GVT a ultra banda larga. Será que a UOL, Terra e o IG não podem fazer o mesmo? Claro que sim, mas não querem estão ganhando milhões sem oferecer nada, elas vão querer perder essa mamata? Claro que não. Assim acaba existindo toda uma polêmica em relação a isso, pois em outros países isso não existe, provedor é quem promove alguma coisa e eles não promovem internet e sim conteúdo que é justamente umas das alegações deles para manterem o dois contratos, um com a telefonia ADSL e outra com os chamados “provedores”. Os provedores, por seu lado, dizem que, além de conteúdo, oferecem segurança, suporte técnico e uma melhor experiência de conexão. Mas se você não quiser, como fica? Existe opções gratuitas para o que eles oferecem e você ta pagando por isso, isso é justo? Para mais informações acesse essa notícia:

Exigência de provedor para conexões de web é polêmica
http://www1.folha.uol.com.br/folha/informatica/ult124u559336.shtml


Por que os preços do mesmo serviço (VELOX) são diferenciados para as capitais e para o interior?

Se você perguntar a OI/TELEMAR o motivo pela qual existe preços diferenciados por velocidades maiores nas capitais seja o investimento necessário para que isso seja possível, logicamente que a demanda de uma capital é muito maior do que o do interior fazendo que o investimento para disponibilização seja menor no casos de maiores quantidades de links como nas capitais, mas essa diferença não é tão grande e não justifica tanta diferença por preço por mega. Agora com o lançamento do Ultra velox essa diferença cresceu de forma exponencial enquanto em Recife se paga por uma conexão de 100 mega aproximadamente R$ 600,00 em salvador se paga R$ 300 por 8 mega e no interior pasmen o máximo que colocam é 1 mega por R$ 160,00. No interior o que se paga por uma conexão de 300 k paga uma conexão de 2 mega no Recife que no interior essa velocidade não é nem oferecida. Não oferecem por que não querem por que se quisessem ofereciam sim. Em minha opinião esses preços por velocidades nas cidades do interior são demasiadamente injustas e desproporcionais se comparadas aos da capital. Esse foi um dos motivos que me levou a criar este artigo sobre esse assunto o que me causa mais raiva da Telemar é que ela além do monopólio injusto sobre a tecnologia cobrando valores injustos e nem querem expandir o serviço para outros bairros que possuem demanda suficiente para isso. Eles podem, mas não querem.
Para comparar e ver os preços por velocidades e ver essas injustiças acesse www.oi.com.br
Mas saiba que já existe processos ocorrendo na justiça por essas diferenças no preço pago Mbs, quem protocolou a causa pela Bahia foi o Deputado Estadual Álvaro Gomes que no seu portal destacou a visita dele ao Ministro das Telecomunicações Hélio Costa no seguinte endereço: http://www.portaldoalvaro.com/downloads/boletim/boletim.pdf

Veja aqui o boletim:



Para maiores informações acesse http://www.portaldoalvaro.com/ e aproveite e assine o baixo assinado no site http://www.portaldoalvaro.com/abaixoassinado/ eu já assinei e você?.
Outras Informações sobre o assunto: http://www.atarde.com.br/cidades/noticia.jsf?id=942751

É possível aumentar a minha velocidade para além do que está disponível?

Sim é possível. A tecnologia que a Telemar usa para prestar o serviço é conhecida como ADSL na qual ela usa a versão 1.0 da mesma que segundo o site da wikipedia sobre o assunto (http://pt.wikipedia.org/wiki/ADSL) e também pelo gráfico anterior que confronta banda versus distância o máximo que a tecnologia oferece é 8 mega. Mesmo que a operadora diga que o máximo que pode ser oferecido seja determinada velocidade a tecnologia oferece até o máximo de 8 mega mesmo que a operadora diga que não, mas é claro respeitando a distância dos cabos da casa até a central. Nas cidades que a Telemar diz que o velox só chega a 1 mega, como já disse antes, na verdade a velocidade pode chegar até 8. Eles podem, mas não querem oferecer algo além. Mas como tudo na vida existe solução em alguns casos existe alguns gatos que trabalham para a oi e estão oferecendo velocidades maiores e você conferir essas velocidades nos seguintes endereços:
http://www.veloxupgrades.com/
http://www.upgradevelox.com/
http://www.upgrademais.com/

Eles tem até clientes satisfeitos com a super velocidade vejam:



Lembre-se que quem pratica o aumento da velocidade não do lado cliente, mas dessas pessoas que dizem que trabalham dentro da Oi isso é considerado crime e veja o que aconteceu em Salvador:




Conclusão

Depois deste longo artigo dá para mostra a minha crença que certas coisas que a OI/TELEMAR coloca a disposição tanto a dispor e a impor coloca os usuários sem alternativas jogando a Telemar numa empresa sem concorrência direta prejudicando nós os consumidores que precisamos desses serviços. As regras impostas visam impedir, por exemplo, que pessoas peguem o velox dividam com o vizinho que às vezes não tem condições de pagar sozinho nem a velocidade mais baixa, muitos fazem isso por esse motivo e outros fazem porque não possui a tal disponibilidade o que acaba incentivando a tal prática. Eu tenho certeza se não existisse a possibilidade de divisão do link a Telemar não teriam tantas conexões de banda larga. Isso é até um favor feito a Telemar. E mais você concordaria que é justo seu vizinho navegar a vontade com 1 mega ou mais de velocidade com altos downloads e você se conformaria com conexões discadas por não ter dispo sozinho disponibilidade pro velox? Claro que não e justamente agora em que está crescendo a importância da internet e as possibilidades que ela oferece. Essas dificuldades geradas pela própria Telemar incentivam tal prática sem falar na injustiça dos preços diferenciados nas capitais nas velocidades mais altas que são mais baratas do que no interior provocando ira e revolta entre os clientes fazendo apelem para os famosos “Gatos”. A Telemar está colhendo o que eles estão plantando.

A Internet é um Terreno Fértil para boas Idéias
(Autor Desconhecido)

Como não perco a piada
Assista





Fonte e Referências:

http://g1.globo.com/Noticias/SaoPaulo/0,,MUL1190644-5605,00-BANDA+LARGA+CLANDESTINA+SUBSTITUI+LAN+HOUSES+NA+PERIFERIA+DE+SP.html

http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1044526-7823-CONECTE+INTERNET+COMECA+A+TER+ULTRA+VELOCIDADE+NO+BRASIL,00.html

http://g1.globo.com/jornaldaglobo/0,,LS0-16116-61460-1-20,00.html

http://www.planalto.gov.br/ccivil/leis/L9472.htm

http://pt.wikipedia.org/wiki/Dslam

http://admesociedade.zip.net/arch2008-10-26_2008-11-01.html#2008_10-30_01_18_58-100065607-0

http://jc.uol.com.br/canal/cotidiano/tecnologia/noticia/2009/09/10/velox-ultra-vai-deixar-internet-mais-rapida-e-barata-199164.php


http://cidadebiz.oi.com.br/paginas/45001_46000/45687-1.html

Nenhum comentário: