quarta-feira, 9 de junho de 2010

Transforme Seu Orkut em uma ferramenta Profissional de Marketing Pessoal

Antes de tudo é necessário saber o que é Marketing e o Marketing Pessoal – Marketing significa em português mercado, de forma errada muitos consideram como propaganda ou publicidade, nada disso, propaganda e publicidade fazem parte do marketing, mas por si só não pode ser considerado o próprio marketing, marketing na verdade “é um processo social por meio do quais pessoas e grupos de pessoas obtêm aquilo de que necessitam e o que desejam com a criação, oferta e livre negociação de produtos e serviços de valor com outros” (KOTLER e KELLER, 2006). Na verdade marketing é um conjunto de estratégias que objetivam aumentar as vendas dos produtos da empresa, através da satisfação das necessidades dos clientes, buscando atender as suas expectativas relativas aos produtos oferecidos, uma dessas estratégias de marketing é entender o comportamento de compra dos clientes, entender as necessidades deles e desvendar quais os desejos mais profundos que eles possuem, assim buscando atender a um público especifico certamente eles deverão voltar e comprar novamente, porque foram cativados pelos produtos ou serviços oferecidos pela empresa.
Marketing pessoal é semelhante, você pode estar pensando agora que o produto de forma semelhante ao do Marketing são as pessoas, se pensou desta forma está enganado, o produto de Marketing Pessoal é o que você oferece como profissional, exemplificando: talentos, habilidades técnicas e humanas, dons e competências. De forma análoga ao marketing tradicional todo profissional que deseja ter sucesso em sua carreira deve possuir um perfil que seja adequado ao que o mercado de trabalho exige, o mercado de trabalho são como os clientes para o mercado tradicional e seus clientes são as empresas que precisam de profissionais qualificados. Se estas empresas exigem de você certa qualificação você descobrir através do Marketing quais são essas exigências e agrega-las a você como competência na sua formação profissional e pessoal com a finalidade de atender as expectativas desse mercado, um produto do mercado tradicional que não atende mais o consumidor, que têm conceitos ultrapassados, que está ficando obsoleto e sem inovação, as pessoas tendem a não comprar mais, de forma análoga a um profissional que não busca atualização e não faz outros cursos que agreguem mais valor o sua vida profissional tende a ficar facilmente desempregado, é muito importante a empregabilidade, pois com ela você se manter, mudar e ampliar oportunidades de emprego.
Mas da mesma forma que para vender produtos ou serviços é necessário a divulgação e valorização dos mesmos para se tornarem conhecidos pelo publico em geral, de forma parecida este item se torna importante, pois está ligado ao Marketing Pessoal no que tange a divulgação de suas habilidades e conhecimentos para as empresas, pode dizer que Marketing Pessoal é a divulgação de sua imagem, mas muito além o marketing pessoal é uma ferramenta que segundo o portal é a seguinte:
Marketing Pessoal pode ser descrito como o processo, encetado por um indivíduo ou uma organização, envolvendo a concepção, planejamento e execução de ações que contribuirão para: a formação profissional e pessoal de alguém, a atribuição de um valor, que não necessita ser exclusivamente monetário, justo e compatível com o posicionamento de mercado que se queira adquirir a execução de ações promocionais de valorização pessoal que o coloquem no lugar certo na hora certa, de tal maneira que as organizações ou pessoas para quem trabalhe ou exerça influência, e ele próprio, se sintam satisfeitos. (Disponível em http://pt.wikipedia.org/wiki/Marketing_pessoal)
Como elas lhe conhecerão e saberão do que você é capaz? Você para elas é como não existisse. Então como se tornar conhecido “fazer existir”. Neste contexto é notória a importância que faça propaganda de sua formação acadêmica com suas competências e habilidades adquiridas criando uma imagem positiva de você mesmo. Para Muitos a principal forma de divulgar suas competências e de se fazer existir para as empresas é por meio da entrega de milhares e milhares de currículos as mesmas, entregar e distribuir currículos aos milhares é uma ação ultrapassada, o que se deve ter em um currículo são itens resumidos e sucintos sobre sua Identidade pessoal e profissional e pode ter certeza não adianta distribuir milhares de currículos a empresas cujo perfil que elas buscam não é compatível ao seu, isso é plena perda de tempo, mas se entende o que as empresas querem e buscar atende-las é importante não se fixar demais na inteligência intelectual e lógica matemática, muitas empresas estão buscando profissionais que se relacionem bem com pessoas e isto se chama inteligência emocional e sua rede de Contatos na administração se chama (Networking). Para muitos profissionais que chegaram ao sucesso à chave foi o QI (quem indique) alguém conhecia outro e é muito bom em certo aspecto que empresa esteja necessitando e ele o indicou.
Então para as pessoas é interessante manter uma boa rede de contatos e se relacionar bem com elas, assim surge uma das melhores ferramentas de relacionamento pessoal o orkut, onde cada qual tem diversos amigos e os amigos muitos mais amigos tornando-se todo o mundo conectado através das pessoas, é possível fazer sua divulgação através dele já que todos podem ver algumas de suas habilidades e descrições sobre sua carreira profissional e acadêmica. O professor da Faculdade Sete de Setembro Valdélio Lins é especialista em Marketing e vejam o quem ele tem a dizer sobre isso:
“Criar e manter uma boa rede de contatos (Networking) é uma excelente estratégia para alcançar o sucesso profissional, e o Orkut surge como uma boa ferramenta para incrementar o nosso "networking". Vamos, então, usar esta ferramenta de forma inteligente e com respeito ao espaço do outro. Ou seja, nada de piadinhas sem graça, correntes de auto-ajuda, vírus, brincadeiras de mau gosto, fofocas e invasão de privacidade!” (Valdélio - Prof. / Consultor Marketing).
Mas é importantes além das dicas do professor outras mais especificas:
- Para ser profissional evite colocar mensagens com erros de português no orkut;
- Divulgue suas informações somente o necessário no orkut e que sejam verdadeiras;
- A foto principal deve ser obrigatoriamente sua e de preferência a melhor;
- No álbum não coloque fotos muito pessoais, coloque simplesmente as melhores, mas seja o mais profissional possível;
- No campo “quem sou eu” coloque suas habilidades e conhecimentos, divulgue sua marca;
- Não coloque informações pessoais de forma exagerada como: endereço, telefone, cpf ou identidade;
- Coloque maneiras das pessoas lhe contatar como e-mail, telefone e endereço como no cartão de visita, mas como no orkut há muita gente que não tem bom senso, configure para que todos vejam seu e-mail, mas no telefone e endereço coloque apenas seus amigos com permissão de visualização;
- As informações mais importantes como sua carreira acadêmica e a atividade profissional configure para todos os membros do orkut possam visualizar todas as seus dados;
- Por último Para ter o seu orkut elegante tenha a idéia de que ele servirá somente para interesses profissionais e amizades, sendo assim nunca adicione pessoas que não conhece, somente tenha amigos que possam de alguma forma lhe ajudar na suas estratégias de marketing pessoal e para fortalecer sua rede contatos tenha o hábito de conversar com eles através dos messangeiros como o: google talk e msn.
Obs: Não converse demais com eles, isso pode acabar lhe atrapalhando a sua vida ficando viciado converse somente o necessário.
Além desses existe muitos detalhes sobre divulgar melhor a imagem profissional de uma pessoa. Mas orkut vai divulgar um pouco de você e limitará a melhorar seu relacionamento interpessoal

Veja que estão no youtube para esclarecer mais detalhes sobre o que é Marketing Pessoal:









Veja como youtube também pode lhe ajudar, este é um caso de sucesso:




Veja também






Para mais detalhes sobre marketing pessoal acesse os links a seguir:

Conceito de Marketing Pessoal: http://pt.wikipedia.org/wiki/Marketing_pessoal

A importância do uso do marketing pessoal pelos estagiários como ferramenta
paraefetivação na área comercial da empresa x: http://michelebuiati.files.wordpress.com/2007/03/a-importancia-do-uso-do-marketing-pessoal.pdf

Nenhum comentário: