segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Call Center engana clientes da Oi/Telemar

Não é de hoje que é possível perceber o descompromisso da Telemar com o canal de atendimento ao cliente, atualmente o que para alguns ainda é novidade é a desonestidade da Oi com os mesmos que tenho percebido pelos atendentes da empresa. Uma das coisas que dá para perceber é que as atendentes se fazem de desentendidas, quando fui reclamar uma cobrança indevida (estava muito claro o erro de cobrança) me esforcei muito para convencer a atendente que a fatura do velox estava errada e estavam cobrando um valor maior do que deveria. E essa não é a primeira vez que acontece comigo, a primeira vez que reclamei aconteceu quando contratei o chamado Oi conta total, no momento da contração o valor estava em R$ 259,00 por mês quando chegou a conta o valor já tinha subido para R$ 274,00 não gostei de forma alguma não foi nem pelo valor, mas pela palavra se estava num valor menor que viesse esse primeiro depois aumentasse é como mudar as regras de uma partida de futebol no meio de um jogo isso é ser desonesto e fora que com a mudança de plano a linha tinha assinado um plano de minutos e com a mudança a cobrança veio do mesmo jeito no mês anterior e numa outra fatura que cobraram o plano de minutos só por causa de 3 dias de diferença do fechamento da conta a abertura do novo plano e o pior é que eu tinha esperado o dia do fechamento da conta para depois eu pedir o serviço do Oi Conta total. Eu tive ataque de nervos quando a conta chegou, mas também descontei no call Center que muito esforço heróico consegui convencer o atendente que eu não aceitava a conta e só depois disso (quase uma hora depois) é que ele me disse que podia fazer uma contestação e aí que fiquei com mais raiva porque não me disse logo para não perde meu tempo com esse call center.
Para você ver como estou certo que eles se fazem de desentendidos o atendente disse que a cobrança estava certa, mas depois de fazer a contestação eles me restituíram o valor cobrado (ou melhor, roubado) pode ter certeza que não sou o único e nem o primeiro que esse tipo de coisa acontece, agora por quê? Para eles ganharem dinheiro em cima dos clientes que não reclamam porque não querem perder tempo (e pior que perde mesmo) ou por falta de conhecimento ou ingenuidade mesmo.


Isso é inadmissível para uma empresa que se projeta nacionalmente e deseja atingir um nível alto de credibilidade internacional com seus investidores estrangeiros ao mesmo tempo em que também busca capital para reforçar o seu caixa para ampliar sua capacidade de investimento para enfrentar a concorrência. Veja neste vídeo produzido pela Oi/Telemar direcionado para investidores estrangeiros:



A gvt está crescendo muito rápido porque encontrou muitas deficiências e pontos fracos nas empresas que já atuavam no mercado principalmente na Oi. Ela possui pouca inovação em produtos e demorou muito tempo para aumentar as velocidades de banda larga, ela diferencia clientes das capitais e cidades do interior o que tem gerado muita insatisfação pela clientela principalmente quanto a gvt se instala na cidade a Oi muda os preços de banda larga de uma hora para outra, isso a torna uma empresa que apenas reage e não que toma a iniciativa ela não é uma empresa pró-ativa.
Um dos problemas principais em internet é que nem todos os clientes que já possuem banda larga não conseguem a velocidade máxima disponível na localidade, diferentemente da Gvt que já possuem um índice alto de satisfação do cliente, pois além da banda larga disponível para todos os seus clientes a velocidade máxima disponível para qualquer cliente é bem superior pela média oferecida pela concorrência. Assim é a gvt, sem contar com que a qualidade da gvt é bem superior da concorrência. Conheça neste vídeo institucional um pouco da política da Gvt:




Banda larga no Brasil está aquém do perfil do consumidor

É claro que como qualquer empresa a gvt seleciona as localidades onde atua onde é possível ter um maior nível de retorno em relação ao investimento e é somente alguns bairros das cidades onde ele atua é que ela disponibiliza o serviço tanto de internet como de telefonia, mas o pior é quando se liga para a Oi e eles dizem pra você que na sua linha não há disponibilidade para o velox ou quando já se tem não consegue uma ampliação de velocidade.
Recentemente aqui mesmo no blog eu noticiei que a Telemar tinha ampliando as velocidades de banda larga para as cidade do interior da Bahia, ledo engano eu pensei que todas as cidades iam receber essas novas velocidades o site agora não deixa claro quais cidades já obtém as novas velocidades, mas pelo menos eles abaixaram o valor de quem tinha hum mega que agora custa R$ 69,90 e é claro como sempre é necessário que o cliente peça o novo valor se não muitos ainda continuarão pagando esse mesmo valor para a velocidade da internet discada deles de 300k. Agora eles deveriam ter diferenciado e ter colocados as cidades que estão com a velocidade e não generalizar e dizer (Demais localidades) velocidade de até 10 mega por R$ 159,00. Por enquanto muitos ainda estão sofrendo com míseros hum mega, mas é claro que a Telemar não está fazendo isso porque é boazinha não tem cheiro na verdade de concorrência no ar é o Plano Nacional de Banda Larga (PNBL) chegando e com certeza as cidades do interior já divulgadas pelo plano que irão ter ainda em 2011 acesso a esse projeto de universalizar a internet já estão com disponibilidade de velocidades superiores a hum mega enquanto aqui na minha cidade (Paulo Afonso-BA) que possui a Eletrobrás com seu parque energético e fibra óptica que vem do Recife ainda não está na lista e por isso com certeza a telemar não acha que o plano não chegará por agui e com isso ainda não atualizou as velocidade para cá. Mas mesmo assim com medo da concorrência as Teles principalmente a Oi que cobre a maior do território do Brasil colocaram um processo na justiça questionando o plano nacional de banda larga, veja nesta entrevista em que o presidente da Telebrás afirma que essas empresas gastam mais com o setor jurídico do que com a engenharia e o interessante disso é que negócio principal delas não são escritórios de advogacia e sim telecomunicações, como pode? Veja o vídeo e tire suas próprias conclusões:

Santanna: Teles gastam mais com advogados do que engenheiros



A resposta na minha opinião a esse questionamento é simples elas (Oi, telefônica, vivo, claro, Embratel, TIM, enfim todas) preferem gastarem com brigas na justiça do que prestarem um serviço decente com qualidade e velocidade disponível a todos, o serviço da Oi é lento, caro, restrito e sinceramente não deixa muita a desejar em qualidade sendo é melhor mesmo de adjetivar como uma “bosta” e esse serviço nem deveria se chamar banda larga deveria se chamar “discadão da oi”.

Um comentário:

INFORTECH disse...

Comigo aconteceu algo parecido. contratei no início de janeiro/10 o plano fale ilimitado por 54,00 mensais e eles me cobravam 79,90/mês durante todo o ano. Quando fiz a contestação, inventaram mil e uma desculpas.... tinah, que analisar conta por conta, etc e tal e ainda tiveralm a cara de pau de me falarem que era procedente a reclamação, mas mesmo assim ainda teriam q analisar conta a conta, ora, porque analisar conta a conta? Só consegui um "acerto" depois de ligar no 133 da embratel. Estou aguradando a conta de janeiro para ver o q acontece, caso contrário... 133 de novo.