quinta-feira, 24 de março de 2011

Oi Altera Velocidades e preços da Internet ADSL Velox e não avisa a seus clientes

O diabo veste oi com chifres
O diabo veste Oi
Não é de hoje como é fácil perceber a falta de compromisso com que a Oi/Telemar trata seus clientes. Os atendentes se fingem de desentendidos e cobranças indevidas nas contas dos usuários são só o começo da velha história de amor e ódio pelos produtos e serviços dessa operadora.
A novidade agora é que como a Oi alterou desde outubro do ano passado os preços das velocidades e a velocidade máxima permitida, provavelmente com medo do Plano Nacional de Banda Larga e da competição da Gvt, todos os clientes da oi, praticamente sem exceção, não foram avisados e principalmente os clientes do Plano Oi conta Total que pelos novos planos já teriam direito a no mínimo 10 mega bits por segundo, nenhum deles sequer foi avisado da possibilidade de aumentar a velocidade, já que muitos ainda estão pagando valores acima por uma velocidade mais baixa. Veja a seguir um material de treinamento dos atendentes da Oi que consegui com exclusividade:




Material de treinamento dos atendentes da Oi

Vale salientar o seguinte em relação à apresentação:
1°A velocidade mínima não é mais 300k e sim 600k por R$ 39,90;
2° Não é preciso contratar nenhum provedor para ter acesso a banda larga ADSL da Telemar isso é venda casada e proibido por Lei. Veja aqui mais informações sobre isso, na qual eu escrevi a 3 anos atrás: http://portaltecinformatica.blogspot.com/2008/02/autenticar-velox-sem-provedor.html;
3° Alias, vender velox somente se possuir telefone fixo também é venda casada.


Se atentem para os novos preços das velocidades do velox residencial:

600 k = R$ 39,90
1 mega = R$ 69,90
2 mega = R$ 79,90
4 mega = R$ 99,90
10 mega = R$ 159,90

Se atentem também para os novos preços das velocidades do velox empresarial:

1 mega = R$ 99,90
2 mega = R$ 119,90
4 mega = R$ 139,90
10 mega = R$ 179,90


Aqui onde moro (Paulo Afonso-BA) a Oi já começou a oferecer a possibilidade de até 2 mega para muitos telefones fixos da cidade outros já tem a possibilidade de até mais, mas nenhum sequer foram avisados e muitos ainda estão pagando por 300k o que hoje já é o preço de 1 mega e pior ainda que por mais 10 reais R$ 79,90 teria por direito a 2 mega. Esse preço de R$ 79,90 era o preço antigo por 600k e que muitos ainda pagam isso por ele sendo o preço atual de 2 mega.

Solução

A solução dentro da lei, mais pacifica e rápida é ligar para 103 31 da Oi e pedir para aumentar a velocidade do velox, veja os preços e a sua condição atual de pagamento e também a sua velocidade atual se tem direito ao aumento de velocidade.
A outra possibilidade é pedir pelo site da própria Oi na área de atendimento e em mudança de velocidade onde lá mesmo é possível pedir o aumento e verificar a velocidade atual e a máxima permitida. Se mesmo assim a Oi negar o aumento de velocidade, sugiro que anote os números de protocolo e ligue para 133 que é o número da Anatel (Agência do governo federal que regula e fiscaliza o setor de telecomunicações no Brasil) reclamando que a oi está negando um direito seu de aumentar a velocidade de internet sendo que foi feito o pedido e foi cancelado sem motivo. Assim existe grandes chances de você conseguir esse feito. Vale lembrar que este procedimento serve também para aquelas pessoas que tentam conseguir o velox e as atendentes dizem que não existe disponibilidade ou porta disponível, isso é conversa furada tanto é que molhando a mão de qualquer técnico das terceirizadas da Oi eles conseguem essa porta rapidinho, também rapidinho e sem custo é ligar para 133 e dizer essa história do suborno do técnico que em um instante eles acham essa bendita porta, isso já vi acontece na prática e o rapaz que reclamou na Anatel conseguiu o velox na sua casa.

Se todos os brasileiros que são clientes da Oi fizessem o que disse acima provavelmente o sistema da Oi chegaria perto do limite em muitas cidades como aqui onde vos escrevo (Paulo Afonso-BA) ela seria obrigada a Investir mais em equipamento do Tipo DSLAMS com os quais disponibilizam as portas ADSL até mesmos em bairros que ainda não possuem tais equipamentos e em mais fibra óptica no lugar dos links de rádio-enlace de microondas com é caso da minha cidade (Paulo Afonso-BA).

Conclusão

Diante do que foi exposto a Oi é uma empresa que não possui boa práticas de gestão de relacionamento com o cliente e faz muito pelo contrario derruba qualquer relação de apreço que os clientes ainda poderiam ter com a empresa e o pior que ela sabe disso, acontece é que onde não existe concorrência ela faz isso mesmo, como foi mostrado em poucas palavras. Mas isso não algo exclusivo da oi e sim algo em comum a muitas empresas de telecomunicações que ao invés de brigarem por mais clientes atraindo-os pelo melhor atendimento e serviços de qualidade parece que preferem brigar pelas primeiras colocações nas listas de reclamações do Procon, quem dera que fosse pela preferência do Cliente. Mas infelizmente a oi resume bem isso nas propagandas que faz, na qual no início é tudo bonito fácil de conseguir, serviços atraentes e baratos sem arrodeios, clientes cheio de direitos, mas no final a verdade aparece, um monte de criancinhas dizendo “Oi” que supostamente representa como essa empresa lhe trata, como uma pessoa ingênua capaz de acreditar em contos de fadas e fácil de ser enganada.

Referências:

Enfim, banda larga para Manaus
http://portaltecinformatica.blogspot.com/2010/12/enfim-banda-larga-para-manaus.html

Call Center engana clientes da Oi/Telemar
http://portaltecinformatica.blogspot.com/2010/12/call-center-engana-clientes-da.html

Serviço de conexão a internet Adsl da Oi/Telemar conhecido como velox que já era ruim vai ficar pior
http://portaltecinformatica.blogspot.com/2010/12/servico-de-conexao-internet-adsl-da.html

Material do treinamento dos atendentes da oi para as novas velocidade da banda larga oi velox para o interior
http://portaltecinformatica.blogspot.com/2010_10_01_archive.html

A oi realiza ampliação para novas velocidades em todo interior do Brasil
http://portaltecinformatica.blogspot.com/2010/10/oi-realiza-ampliacao-para-novas.html

Anatel determina finalmente em sã consciência o fim da venda casada na banda larga
http://portaltecinformatica.blogspot.com/2010/07/anatel-determina-finalmente-em-sa.html

Campanha contra os preços do Velox no interior que são desproporcionais e injustas pela velocidade máxima ofertada de banda larga
http://portaltecinformatica.blogspot.com/2009/11/campanha-contra-os-precos-do-velox-no.html

Velox um caso de amor e ódio
http://portaltecinformatica.blogspot.com/2009/10/velox-um-caso-de-amor-e-odio.html

Autenticar Velox Sem Provedor
http://portaltecinformatica.blogspot.com/2008/02/autenticar-velox-sem-provedor.html

Operadora Oi/Brasil Telecom lidera ranking de reclamações no Procon de Florianópolis
http://www.clicrbs.com.br/diariocatarinense/jsp/default.jsp?uf=2§ion=Economia&newsID=a3142792.htm

População no bairro BTN 02 não tem internet
http://www.pauloafonsonoticias.com.br/internas/read/?id=13745




Como não posso perder a Piada!






3 comentários:

INTERNAUTAS.COM disse...

Eu sou cliente da oi, por telefone e internet e acho q os serviços da oi são muito foda. pago o valor de 300 kb e não recebo o serviço que eu pago.

RONALDOJPA disse...

A OI É UMA EMPRESA DO MAU DE ENFIA PELA GARGANTA 10 MB MAS SUA AREA SO PODE TER NO MAXIMO 1MB E A CONTA VEM COBRANDO 10 MEGAS PARA O JUIZADO DE PEQUENAS CAUSAS E MOLE GANHAR SE TODO MUNDO FIZESSE TE GARANTO QUE ELES IAM TRATAR SEUS CLIENTES MELHORES

M@RCIO disse...

JÁ fui cliente da OI e tinha épocas que o atendimento era ate bom e outras épocas que era péssimo, e na época que me tornei cliente tive que paga por fora para arrumarem uma linha que disponibizace a banda larga, fiquei uns dois anos cliente, ate que a NET começo a oferecer os seus serviços aqui no local, logo de inicio não me interesso, só que um certo dia o fio que vai ao poste arrebento, liguei para la pedido a manutenção, me pediram 48 horas para resolve, a contra gosto aceitei o prazo, só que não vieram, ai não pensei 2 vezes liguei para net e fiz ate portabilidade do numero, no inicio ate ando apresentando problemas de falha de conexão e telefone, porem ao contrario da OI a NET atendia prontamente as reclamações que eu fásia, e agora o serviço esta OK. Resumido, a parte de relacionamento com cliente da OI e péssima, e as outras empresas estão se expandido e a OI parece que não esta dando conta disso.